Projeto: Olhar no Futuro

Parcerias

      O Projeto foi muito bem recebido no primeiro contato com nosso parceiro comercial Grupo Solvay, que atua de forma mundial na indústria química e outros segmentos empresariais, detentor da Rhodia e de outras marcas internacionalmente conhecidas.

      As conversações sobre o Projeto já surtiram frutos, com uma parceria de colaboração voluntária envolvendo funcionários da Pronave e da Rhodia, visando oferecer aos jovens de São Sebastião oportunidades diferenciadas e experiências que possam mudar suas vidas e de suas famílias.

   Dessa forma, a Pronave comemora a primeira parceria neste Projeto, com o Grupo Solvay.

      A segunda parceria já implantada foi com as Direções e Coordenações pedagógicas das escolas estaduais que nos receberam de forma muito amigável e já estão apoiando as iniciativas. São Elas:

Escola Estadual Maisa Theodoro da Silva – Centro

Centro Paula Souza - ETEC São Sebastião – Bairro Porto Grande

Escola Estadual Josepha de Sant´ana Neves – Bairro Topolândia

Escola Estadual Nair Ferreira Neves – Bairro São Francisco

Escola Estadual Maria da Penha Frúgoli – Bairro Enseada

Aos parceiros que estão acreditando nesse trabalho de voluntariado, nosso muito obrigado!

Primeira Fase Concluída: Formação da Base de Dados

     A primeira fase do Projeto “Olhar no Futuro” foi concluída neste mês de Maio/17, com o apoio das direções das escolas públicas de Ensino Médio, onde foram aplicados cerca de 1.300 questionários aos alunos das três séries de Ensino Médio, regular e técnico, cuja adesão foi excelente. Os alunos demonstraram interesse no Projeto e curiosidade sobre o que pode refletir de benefícios para eles.

     Os voluntários da Pronave estiveram pessoalmente nas 5 escolas parceiras e explicaram aos alunos, de sala em sala, os objetivos do Projeto “Olhar no Futuro”, solicitando o preenchimento de um questionário para levantamento de dados.

    O contato com os estudantes é muito rico, pois é possível observar seu comportamento, timidez, desconfiança, irreverência e sentir pessoalmente que é possível complementar a formação deles oferecendo novas visões e experiências, diferentes daquelas oferecidas pela escola regular.

   Mais de 90% dos alunos responderam as 39 perguntas do questionário, que pretende traçar um perfil do estudante de Ensino Médio da região central do município, com dados sobre idade, renda familiar, perspectivas de futuro, carreiras, estudo em nível superior e mercado de trabalho.

Segunda Fase Concluída: Tabulação, Análise Crítica, Busca de Parceiros e Definição dos Primeiros Eventos

As respostas dos alunos foram lidas por nossos voluntários, tabuladas e as necessidades estão sendo identificadas e priorizadas. O que se percebe com clareza é a carência na nossa região por facilidades para obter o primeiro emprego e mais oportunidades de carreira e estudo.
Assim, foram definidos eventos e parceiros.

 

Três eventos já ocorreram: 

 

- Escola Estadual Maisa Theodoro da Silva (Vila Amélia): Dia 06/06/2017. Com a colaboração da Diretora Valéria e do quadro de professores da escola, organizamos uma manhã com as seguintes atividades: “Testemunho: um caso de sucesso profissional” e palestra “Como elaborar o seu currículo e se portar em entrevista de emprego”. Ao final houve sorteio de brindes e agora os alunos podem enviar seu currículo para o e.mail do Projeto, que os profissionais voluntários de RH da Rhodia irão analisar, comentar e ajudar a melhorar seu conteúdo de acordo com as exigências do mercado.


- Escola Estadual Josepha de Santana Neves (Topolândia): Dia 21/09/2017. Com o empenho da equipe gestora liderada pelo diretor Prof. Vitor, foi realizado novo evento similar ao primeiro, desta vez com a participação de maior número de alunos (cerca de 50). Algumas semanas depois, recebemos a mensagem de uma aluna que dizia: “Enquanto vocês davam a palestra eu fui anotando, depois fui chamada para uma entrevista de estágio, estudei o que vocês passaram, segui as instruções e consegui! Agradeço muito pela palestra, me ajudou bastante (I.S.)”.


- ETEC de São Sebastião (Porto Grande): Dia 30/11/2017. A equipe do Prof. Cícero, representada no evento pelos Prof Douglas e Priscila foram fundamentais para mais uma oportunidade dos voluntários do Projeto poderem sensibilizar os jovens sobre temas importantes. Desta vez falamos sobre “Educação Financeira” para cerca de 70 alunos do Ensino Médio. A indústria Nadir Figueiredo, que produz utensílios de vidro e importa barrilha pelo Porto de São Sebastião já adotou o Projeto fazendo doação de brindes para os participantes.

Ser voluntário é muito bom! Compartilhar conhecimentos é melhor ainda!

Fale conosco sobre o projeto utilize:
olharnofuturo@pronave.com.br
site-5