PORTO DE SÃO SEBASTIÃO É DESTAQUE NO PRÊMIO ANTAQ 2017 DE SUSTENTABILIDADE

O saguão da sede da ANTAQ em Brasília ficou lotado para receber a comunidade portuária interessada em conhecer os vencedores do ano (foto: divulgação ANTAQ)

Na noite do último dia 09 de Novembro, o Porto de São Sebastião foi destaque no Prêmio ANTAQ 2017 de Sustentabilidade, tendo recebido duas premiações de importância nacional.


A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários é a autoridade máxima na regulação e fiscalização do desempenho e da qualidade dos portos brasileiros e criou este prêmio para valorizar a inovação no setor portuário e aquaviário, bem como incentivar a excelência na gestão ambiental e no atendimento aos usuários dos portos brasileiros.

Para o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski: “O prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuário e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente”. (fonte: portal.antaq.gov.br)

Diretor Geral da ANTAQ Adalberto Tokarski brinda com os vencedores de 2017 e demais autoridades presentes (foto: divulgação ANTAQ)

A premiação ocorreu na sede da ANTAQ em Brasília, em evento que contou com a participação de toda a comunidade portuária nacional, representantes de entidades sindicais, operadores logísticos e portuários, diretores de todos os portos públicos brasileiros, além da Diretoria da ANTAQ, representantes do Ministério dos Transportes, Comando da Marinha do Brasil, Deputados Federais e Senadores.

 

Foram cinco categorias premiadas a nível nacional, sendo:

 

a) Maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA)

b) Maior evolução anual do IDA

c) Qualidade de atendimento ao usuário

d) Iniciativas Inovadoras

e) Artigo Técnico e Científico

 

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia Porto, a premiação se reveste de grande importância para o setor aquaviário, “pois dá o devido destaque para os seus aspectos positivos, como os resultados exitosos da gestão ambiental nas suas atividades, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, impulsiona o setor com os artigos técnicos e científicos, onde são analisadas as questões mais prementes da atividade e seus desafios, finalizando com a produção de projetos e iniciativas inovadoras”. (fonte: portal.antaq.gov.br)

 

O Porto de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, foi grande destaque neste ano, tendo recebido dois prêmios:

 

- 2º colocado na categoria Iniciativas Inovadoras: Pronave Agentes de Comércio Exterior Ltda, com o Projeto TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA DESCARGA DE GRANÉIS SÓLIDOS, entre 44 projetos inscritos de todo o Brasil.

 

- 3º colocado no Índice de Desempenho Ambiental: Companhia Docas de São Sebastião, com base no indicador oficial da ANTAQ que mede as boas práticas ambientais de 32 portos públicos brasileiros.

 

 

Conheça quem são os premiados:

 

A Pronave é uma empresa operadora portuária que presta serviços no porto de São Sebastião há quase 30 anos e já desenvolveu diversas soluções logísticas e equipamentos para a melhoria das operações portuárias, sempre visando uma maior eficiência operacional, segurança das pessoas, dos equipamentos e respeito ao Meio Ambiente. Em 2008 desenvolveu um equipamento para descarga de produtos a granel que revolucionou a eficiência ambiental desse tipo de operação, sendo referência para todos os portos do Brasil. O equipamento chamado popularmente de “Moega Ecológica” tem patente requerida desde Abril/2008 no Brasil e países da América Latina, já foi produzido e introduzido em outros portos como Santos/SP e Itaqui/MA. Em 2012 a empresa foi certificada nas normas internacionais ISO 9.001 (Gestão da Qualidade), ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18.001 (Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho), buscando a melhoria contínua em todos os seus processos: administrativos e operacionais. Essa moega ecológica vem recebendo ao longo dos anos diversas melhorias e novas tecnologias, fazendo parte de um processo de excelência desenvolvido pala empresa, como acionamento por controle remoto e sistema de câmeras, desenvolvimento de silenciador para redução dos ruídos no ambiente de trabalho, sensores luminosos para deixar mais perfeita a manobra dos caminhões e diversas outras medidas, que foram agora reconhecidos pela Comissão do Prêmio ANTAQ 2017.

 

A Companhia Docas de São Sebastião é uma empresa do Governo do Estado de São Paulo criada em 2007 para fazer a gestão do Porto Público de São Sebastião e vem investindo em melhorias e processos para tornar o Porto de São Sebastião adequado às exigências legais e de mercado, especialmente no que se refere à adequação das atividades portuárias às normas ambientais. Um dos poucos portos públicos a terem sua Licença de Operação emitida pelo IBAMA desde 2010, foi o primeiro porto brasileiro a certificar-se pela norma internacional ISO 14.001 (Gestão Ambiental), o que lhe deixou na vanguarda da sustentabilidade portuária, colecionando prêmios na área ambiental. Nos anos de 2015 e 2016 São Sebastião ficou em 1º lugar no ranking da ANTAQ de Desempenho Ambiental e agora em 2017 repetiu o ótimo desempenho ficando entre os finalistas mais uma vez, na 3ª colocação, sendo ultrapassado apenas pelos portos de Itajaí/SC e Paranaguá/PR, que efetivaram neste ano vultosos investimentos na área ambiental, apesar da crise econômica que o país vem enfrentando.

Administrador do Grupo Pronave, Paulo Garrido M. de Araujo (a direita) recebe a premiação das mãos do Diretor da ANTAQ, Mário Povia (foto: divulgação ANTAQ)

“As cargas a granel normalmente são um problema para os portos. Aqui em São Sebastião temos excelência na manipulação desse tipo de carga, que representa o maior volume de movimentação do porto. Com essa conquista a Pronave projeta suas operações de sucesso e de eficiência a nível nacional, reconhecidas pelo órgão máximo do setor de transportes aquaviários” – diz Paulo Garrido, administrador da empresa. “Nossa Diretoria entende que esse importante reconhecimento afeta positiva e diretamente o Porto de São Sebastião, a cidade, e todo o Litoral Norte de São Paulo, que passam a ser lembrados como sinônimo de eficiência e sustentabilidade, confirmando o nosso compromisso com qualidade nos serviços, segurança, respeito ao meio ambiente e melhoria contínua nos processos”, complementa.

Conheça todos os vencedores do Prêmio ANTAQ 2017:

 

 

Maior Índice de Desempenho Ambiental 2017, categoria Desempenho Ambiental

1º lugar – Porto de Paranaguá

2º lugar – Porto de Itajaí

3º lugar Porto de São Sebastião

 

Maior evolução anual do IDA, categoria Desempenho Ambiental

1º lugar – Porto de Santos

2º lugar – Porto de Santarém

3º lugar – Porto de Maceió

Qualidade de Atendimento ao Usuário

1º lugar – Empresa A. Amaral de Paiva Navegação ME

2º lugar – Monteiro e Monte LTDA

3º lugar – R.R Amaral de Paiva Navegação ME

 

Iniciativas Inovadoras

1º lugar – Argonáutica Engenharia e Pesquisas LTDA e Praticagem do Estado de São Paulo (Contribuições do C3OT-Redraft para a Segurança e Eficiência Operacional do Porto de Santos)

2º lugar Pronave Agentes de Comércio Exterior LTDA (Tecnologias Sustentáveis para Descarga de Granéis Sólidos)

3º lugar – Triunfo Logística LTDA (Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa)

 

Artigo Técnico e Científico

1º lugar – Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense, Joaquim José Guilherme de Aragão e José Matsuo Shimoishi (Modelo de consolidação comercial e análise de sustentabilidade fiscal aplicados a projetos hidroviários)

2º lugar – Maria da Graça Zepka Baumgarten, Vivian Freitas Aguiar e Lucas Almeida (Porto do Rio Grande (Estuário da Lagoa dos Patos – RS): identificação e caracterização dos locais de lançamento de efluentes líquidos nas margens).

3º lugar – Gustavo Pacheco Tomas e Tobias Bernward Bleninger (Avaliação Hidromorfológica do uso de espigões em hidrovias – Estudo de Caso: Passo do Jacaré.

 

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à ANTAQ ou com as empresas premiadas:

Grupo Pronave: (12) 3892-1499 – www.pronave.com.br

Docas de São Sebastião: (12) 3892-1899 – www.portoss.sp.gov.br

ANTAQ: (61) 2029.6500 – portal.antaq.gov.br