A Tecnoporto é hoje a fabricante do ETM – Equipamento de Transferência Modal, produto desenvolvido pela Pronave desde 2007, que se trata de uma moega para descarga de granéis sólidos sem emissão de poeira no meio ambiente.
 Esse ETM, objeto de patente requerida pela Pronave, atualmente é reconhecido pela Cetesb (órgão ambiental do Estado de São Paulo) e oferece a melhor solução disponível no mercado para a descarga de granéis sólidos , reduzindo significativamente a emissão de particulados no ar, no mar e no solo. O equipamento é 100% nacional, fabricado pela Tecnoporto em sua sede de São Sebastião/SP e pode atender a demanda de vários portos do Brasil. 

O ETM poderá ser utilizado também em operações industriais não portuárias que geram poeira e causem incômodos ou agressões ao Meio Ambiente, tais como cimenteiras, pedreiras, manuseio de grãos, fertilizantes, entre outros, sendo um instrumento importante para a obtenção de licenças de projetos potencialmente poluidores junto às autoridades ambientais.

 Outras soluções para o segmento ambiental e portuário podem ser desenvolvidas de acordo com a necessidade do mercado e de cada cliente, pois nosso Departamento Técnico irá adaptar as soluções às características específicas de cada caso.

Produtividade

O sistema aumentou a produtividade comparando-se com os funis tradicionais e ainda preserva o quantitativo de mão-de-obra.

Filtro

Utiliza um sistema de filtro, mais apropriado para a movimentação de granéis. Possui um processo de limpeza por ar comprimido, o que melhora a eficácia do e quipamento, aumenta a vida útil do filtro e diminuindo o risco de acidentes no trabalho.

Design​

Possui a forma arredondada, com capacidade para até 40 toneladas de granéis sólidos (carbonato de sódio granulado ou em pó).

Função​

Agilizar o processo de descarga portuária evitando a formação de poeira no cais, gerada durante a movimentação de granéis sólidos, como barrilha, malte e cevada. Reconhecido pelo seu potencial anti-poluição, é uma solução econômica e inovadora.

Bando de Dados

O computador ligado ao sistema registra informações detalhadas sobre a operação, quantidade e fluxo, regulando a chegada e a saída dos veículos. A melhor qualidade do processo é resultado de acurados testes em laboratório e em túnel de vento.

Boca de escoamento

A boca de escoamento é dimensionada para que o caminhão não precise de movimentar durante a operação de enchimento da caçamba, agilizando dessa forma a operação.

Controle digital

A informatização permite detectar, por exemplo, se existe algum tubo de exaustão que não esteja funcionando e verifica inclusive o número de movimentos feito pelo operador durante a movimentação de granéis. Todo o trabalho pode ser acompanhado do escritório do operador portuário.

Soluções tecnológicas

Sistema de Descarga de Granéis Sólidos

Tecnologia